A crueldade no Século XXI

Foi aberta nesta semana no Museu de Campos Novos, a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura. A exposição traduz a prática da tortura e execuções na idade média, mostrando até que ponto pode chegar a estupidez do ser humano, que via na violência extrema a solução para os problemas da época, forma de punir a quem não estivesse de acordo com as regras da sociedade.

Na reportagem sobre a mostra que permanece até 28 de setembro em Campos Novos, me chamou atenção declaração da curadora Carla de Andrade, ao se referir à crueldade do século XXI, citando a falta de valores como educação, respeito e de amor. E ainda: que alguns ao visitar a exposição defendem a volta da prática da tortura.

É fato que a violência sempre se mostrou como um fator preocupante nas relações sociais, sendo cada vez mais difundida pelas redes sociais. Parece que as pessoas se acostumaram com a violência e já nem se indignam mais. Ao contrário, utilizam as redes sociais para a divulgação de fatos e vídeos incentivando a prática. Ou seja, o objetivo não é chamar atenção para a busca de uma solução, mas se divertir com a desgraça alheia.

A crueldade do Século XXI se revela sim na superficialidade das relações, que se tornam cada vez mais vulneráveis e descartáveis, com identidades forjadas no mundo virtual.  Nunca houve tanta instabilidade e fragilidade em nossas relações.

É claro que em meio a esse individualismo latente, ainda há, felizmente, atitudes como a capacidade de perceber uma necessidade de alguém ou retribuir algo que lhe foi feito, sem ser pedido. Mas que isso não se torne exceção e que a falta de tolerância, falta de amor e de gentileza não se torne rotina, a fim de prevenir que a violência permaneça em nosso meio, como “coisa” do dia a dia.

Que não nos acostumemos com a injustiça e com a desgraça alheia. Que saibamos nos indignar com o que não contribui com uma vida digna e que valores como amor, educação, respeito, solidariedade e gentileza prevaleçam.

Por Antonia Claudete Martins.

spot_img

Mais lidas na semana

ABDON BATISTA: 140 DIAS DE GESTÃO

Lucimar Salmória fala sobre seu mandato e o desenvolvimento...

Santa Catarina celebra os 150 anos da Grande Imigração Italiana

Atividades comemorativas iniciam na próxima semana com sessão solene...

Proteção e Defesa Civil mantém possibilidade de neve entre quarta e quinta em SC

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa...

Campos Novos na lista de operação do GAECO contra fraudes em licitações

Nomes dos alvos da operação não foram divulgados, investigações...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
4.4 ° C
4.4 °
4.4 °
98 %
3.5kmh
100 %
qui
5 °
sex
15 °
sáb
16 °
dom
18 °
seg
13 °

Categorias Populares