O Vereador João Nilso de Oliveira, confirmou na noite de ontem, em seu discurso em tribuna, que realizou uma Denúncia no Ministério Público, sobre a ‘situação dos moradores de rua em Campos Novos’.
Durante a Sessão Ordinária do Poder Legislativo, o vereador criticou a istração Municipal, comentando que a mesma não resolveu o problema.
“Como vereador, quando somos eleitos, estamos aqui para cobrar, fiscalizar, e é isso que eu tenho feito. Eu fui chamado por alguns moradores do Bairro Koki, que inclusive, tinha alguns moradores de rua, que estavam no centro da cidade, inclusive, atrapalhando algumas pessoas, bebendo, usando drogas, em uma praça muito bonita, que a crianças, am pessoas, e inclusive algumas pessoas colocaram em redes sociais, fotos, imagens e eu fui chamado, por uma família, e fiz uma Denúncia no Ministério Público, onde vejo que não foi resolvido, o problema, tirar essas pessoas, aqui do centro e levado ali para a Acavercam”.
O Vereador comentou que, “Vê que o Município tem parceria com a Casa da Acolhida, que tem o Cras, Creas, e que precisa-se resolver a situação urgente, para que não aconteça como outros municípios”.
João destacou que algumas cidades possuem Albergues, e que Campos Novos, não comporta isso, mas é favorável que a Assistência Social, faça um trabalho para as pessoas, e tente reintegrar elas com suas famílias. Ele lembrou que as pessoas de fora, devem ser mandadas devolta para as suas cidades, e disse que vê que a Assistência Social, Cras e Creas, precisa urgente tentar, reintegrar as pessoas às famílias e também no mercado de trabalho.
“Recebo diariamente vagas de trabalho, que me marcam no Instagram, e acredito que só vamos conseguir reintregar essas pessoas, se realmente ajudarmos elas da maneira correta, e a maneira correta é sim, buscar um profissional da saúde, mas trabalho. Esperamos que isso aconteça”.
O QUE DIZ O PREFEITO
O prefeito de Campos Novos, Dirceu Kaiper, ‘Pé’, se manifestou sobre o caso na sua rede social, Instagram.
Em um vídeo no local, com os moradores o prefeito comentou que “Foi tirado os moradores da praça, onde eles frequentavam o local há anos”.
No vídeo o prefeito destaca que o local é ‘temporário, provisório’ e que a istração e a Assistência Social, está acompanhando os moradores, ‘que recebem três refeições ao dia e que antes, na istração ada, não recebiam nada‘.
“No ado, Ninguém tomava Prodidências, Ninguém acompanhava, Ninguém dava assistência nenhuma, agora eu como prefeito, estou dando assistência, uma dignidade, e vem essa denúncia, que não estão em um local adequado. Há oito anos atrás, eles estavam na praça, e lá era o melhor lugar para eles?”, disse.
Os moradores de rua, também se manifestaram no vídeo dizendo que ‘não recebiam atenção, também não recebiam comida, e que agora estão sendo atendidos com saúde, alimentação e atendimento social’.
O prefeito destacou que ‘não é o ideal’, mas que a gestão está trabalhando para colaborar com a dignidade das pessoas e que continuará fazendo o trabalho que está sendo realizado.
SOBRE O CASO
No mês de abril o Jornal O Celeiro publicou que a Assistência Social tomou medidas sobre os moradores em situação de vulnerabilidade na Praça Lauro Muller.
A decisão foi encaminhar os 06 moradores para um Abrigo Temporário para estar os acolhendo. Foi comentado a intensão de viabilizar e planejar um local mais adequado para que essas pessoas possam ser benificiadas com seus direitos e políticas públicas.
A comunidade de Campos Novos, vinha acompanhando, desde dezembro de 2024, o crescimento no número de moradores em situação de vulnerabilidade, na cidade.
Os usuários da Praça Lauro Muller, apontaram desconforto com a situação, o moradores vinham ocupando e se concentrando no palco que fica em frente à Casa da Cultura e utilizando o banheiro da praça.