MAIO AMARELO: Importância da Consciência no Trânsito

Subtenente Oliveira fala sobre os problemas e a conscientização realizada em Campos Novos.

Durante o mês de maio, a cor amarela ganha destaque nas ruas e nas redes sociais, simbolizando um apelo à segurança no trânsito.

Em entrevista concedida ao jornal O Celeiro, o Subtenente Oliveira, da 3ª Companhia de Polícia Militar de Campos Novos falou sobre a Campanha Maio Amarelo e a importância da conscientização para a redução dos sinistros de trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento internacional que visa chamar a atenção da sociedade para o elevado índice de mortes e feridos no trânsito. A proposta é envolver toda a população, empresas, governos e entidades em ações que promovam um trânsito mais seguro, incentivando comportamentos respeitosos e responsáveis nas vias.

A conscientização é vista como essencial, especialmente em Campos Novos e região. De acordo com dados apresentados, em 2024 foram registrados 154 sinistros no perímetro urbano do município, números semelhantes aos de 2023. Embora a maioria dos acidentes tenha resultado apenas em danos materiais, 41% dos casos envolveram feridos.

Enquanto os sinistros nas áreas urbanas têm, em sua maioria, consequências menores, as ocorrências nas rodovias BR-282 e BR-470 costumam ser mais graves, muitas vezes resultando em óbitos.

A principal causa dos acidentes urbanos, segundo o Subtenente, é o desrespeito à sinalização, especialmente às placas de “PARE”, responsável por cerca de 80% dos sinistros. Esses dados reforçam a relevância da campanha, que este ano ainda aguarda o tema oficial, mas que tradicionalmente foca em iniciativas educativas para fomentar a segurança viária.

A Polícia Militar desempenha um papel ativo no Maio Amarelo, mas o Subtenente Oliveira lembra que a campanha é um esforço conjunto de toda a sociedade.

“Estamos à disposição para parcerias e ações conjuntas, como palestras, oficinas educativas e campanhas em redes sociais, durante o mês, a 3ª Companhia intensificará as blitz de trânsito para orientar motoristas e retirar de circulação veículos e condutores irregulares, numa ação que visa proteger tanto quem dirige corretamente quanto toda a coletividade”.

O objetivo é atingir condutores, motociclistas, pedestres, ciclistas, crianças e adolescentes para formar uma cultura de respeito às regras de trânsito desde cedo, especialmente entre crianças e jovens, que influenciam o comportamento dos adultos.

Mais do que falhas mecânicas ou condições climáticas, o comportamento humano é o principal fator para os acidentes. Entre as mensagens que a 3ª Companhia deseja transmitir estão o respeito à vida, às leis, a importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças, o perigo da combinação de álcool e direção, e a necessidade de atenção plena ao dirigir.

  • A participação da comunidade é considerada essencial.
  • A adesão a palestras, blitzes educativas e eventos, bem como a disseminação de mensagens de segurança nas redes sociais.
  • O uso da fita amarela, símbolo da campanha, e o apoio a iniciativas locais também foram apontados como formas de contribuir.
  • Entre os principais desafios enfrentados na implementação das campanhas, ele destaca a imprudência, a sensação de impunidade, a falta de efetivo policial e o desinteresse de parte da população.

Ao final da entrevista, o Subtenente Oliveira deixou uma mensagem de reflexão: “No trânsito, cada escolha salva uma vida, inclusive a sua, ruas e estradas devem ser espaços de convivência, não de disputa, atitudes como respeito às leis, uso de equipamentos de segurança e gentileza ao volante são gestos de amor à vida. Segurança no trânsito não é sorte, é responsabilidade”, concluiu.

CAMPANHA

O tema do Maio Amarelo 2025: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana e aborda a questão de que cada vez mais temos falado sobre “Mobilidade Humana” ao invés de “Mobilidade Urbana”, considerando que os deslocamentos são feitos, majoritariamente por pessoas.

A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1878 de 15 de maio de 2025.

spot_img

Mais lidas na semana

Reitor do Instituto Federal atualiza situação do projeto em Campos Novos

A manhã desta quinta-feira (22) foi marcada por um...

VAGAS ATUALIZADAS – SINE

  VAGAS EMPLOYER (ANTIGA IGUAÇU) ENTREVISTA NO SINE DE...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AUTISMO DA SERRA CATARINENSE

Mais de 2 mil pessoas já garantiram presença no...

Realizada Audiência Pública sobre Programa Estadual de Castração Animal

Aconteceu na noite de ontem em Campos Novos a...

Santa Catarina conclui maior simulado de desastres da história do país e anuncia nova edição para 2026

Estado mobilizou aproximadamente 260 mil pessoas em 256 municípios...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
14.7 ° C
14.7 °
14.7 °
98 %
1.6kmh
100 %
qui
14 °
sex
16 °
sáb
16 °
dom
22 °
seg
22 °

Categorias Populares