Curso de Danças de Salão movimenta a cultura em Campos Novos com apoio da Lei Aldir Blanc e da PNAB.
Está em andamento em Campos Novos, o Curso de Danças de Salão promovido pelo Celeiro da Tradição, iniciativa que vem aquecendo a cena cultural de Campos Novos.
A ação é viabilizada por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, no âmbito da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), por meio de edital da Fundação Cultural Camponovense, com apoio da Prefeitura Municipal.
Ao todo, foram investidos R$ 17.150,03 para proporcionar o gratuito ao ensino de ritmos tradicionais como chotes, vaneira, marcha, vanerão, rancheira, valsa e bugio, entre outros.
O curso é ministrado pelo instrutor Giovani Primieri e conta com dez encontros, organizados em três turmas de 25 pares cada.
As inscrições foram encerradas rapidamente, totalizando 150 participantes, reflexo do grande interesse da comunidade local pelas danças de salão.
A iniciativa reforça o compromisso do Celeiro da Tradição com a valorização da cultura popular e o fortalecimento da identidade gaúcha na região.
Para muitos, é mais do que uma atividade cultural: é um resgate das raízes e um espaço de convivência comunitária. Cultura em movimento. Tradição em foco. Campos Novos dança junto.
SOBRE:
A PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), foi criada em 2022 pela Lei nº 14.399 e tem como objetivo promover a cultura em todo o país, e apoia estados, municípios e Distrito Federal na realização de ações.
Ela fortalece o financiamento cultural entre os diferentes níveis de governo e incentiva a diversidade e a criatividade, além disso, apoia profissionais e espaços culturais impactados pela pandemia de COVID-19.
A Lei, prevê rees de recursos da União aos estados, municípios e Distrito Federal.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, 1874 de 17 de abril de 2025.