PSDB e Podemos aprovam fusão nacional com apoio unânime e definem convenção para junho

Se confirmada, a nova legenda — provisoriamente chamada de “PSDB+Podemos” — se tornará a quarta maior bancada no Senado e a sétima maior na Câmara dos Deputados, com 28 parlamentares federais e sete senadores

A executiva nacional do PSDB aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (29), o avanço das negociações para fusão com o partido Podemos. A medida foi deliberada em reunião da Comissão Executiva Nacional do PSDB, que também marcou a convenção nacional da sigla para o dia 5 de junho, quando a decisão será submetida à deliberação final dos delegados.

A união entre os dois partidos ainda dependerá de aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se confirmada, a nova legenda — provisoriamente chamada de “PSDB+Podemos” — se tornará a quarta maior bancada no Senado e a sétima maior na Câmara dos Deputados, com 28 parlamentares federais e sete senadores.

Nas redes sociais, o deputado federal Marcos Vieira (PSDB-SC), que é vice-presidente da Comissão Executiva Nacional, destacou a importância do momento para a política nacional. “Acabei de participar da reunião nacional da Comissão Executiva do PSDB, tomamos a decisão de fazer a fusão com o Partido Podemos. Vamos convocar a Convenção Nacional para o dia 5 de junho. Já está tomada a decisão.”

A fusão também busca reaglutinar forças diante da crise interna enfrentada pelo PSDB desde as eleições de 2022, quando a legenda registrou o pior desempenho eleitoral de sua história. Naquele pleito, o partido não lançou candidatura própria à Presidência, perdeu o governo do estado de São Paulo e viu sua bancada na Câmara encolher. Além disso, a federação com o Cidadania foi desfeita, agravando o isolamento partidário.

Segundo Marcos Vieira, o novo partido terá maior representatividade nas casas legislativas e poderá fortalecer a atuação do chamado “centro democrático” no país. “O PSDB e o Podemos criarão musculatura. O PSDB e o Podemos arão a ser a quarta maior bancada em Santa Catarina e, com certeza absoluta, no Congresso Nacional também serão uma das maiores bancadas”, afirmou.

Com a união, o novo partido terá direito a uma fatia significativa dos recursos públicos destinados ao financiamento de campanhas. A previsão é de cerca de R$ 384,6 milhões em fundo eleitoral e R$ 77 milhões em fundo partidário, de acordo com dados de 2024. Além disso, a legenda contará com 401 prefeituras e três governos estaduais.

O deputado Aécio Neves (MG), presidente do Instituto Teotônio Vilela, definiu a decisão como um “o decisivo” para que o PSDB volte a ter protagonismo político. Já o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, disse que a expectativa é consolidar até junho todos os detalhes do novo partido. “Queremos ser um partido que vai propor, que vai debater ideais, que vai discutir soluções e propostas para o Brasil”, afirmou ao g1.

Durante a reunião, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou apoio à fusão, embora não tenha confirmado sua permanência na nova legenda. Leite vinha sendo cortejado por outras siglas, como o PSD.

No cenário catarinense, a fusão deve impactar diretamente a configuração política. Marcos Vieira avalia que a unificação criará novas possibilidades regionais. “Fico satisfeito com a decisão tomada, dei o meu voto favorável. Sou o vice-presidente da Comissão Nacional Executiva do PSDB. Parabéns para o PSDB, parabéns para o Podemos”, completou.

Até a convenção de junho, os partidos devem definir o nome definitivo, o número, o programa partidário, estatuto, mascote e comando da nova sigla. As decisões serão tomadas por uma comissão mista com representantes de ambas as legendas e baseadas em dados de pesquisa e consultas internas.

Caso seja aprovada e homologada pela Justiça Eleitoral, a fusão entre PSDB e Podemos criará uma nova configuração no chamado centro político, em um movimento que pretende ampliar a competitividade nas eleições de 2026 e preservar a relevância das siglas diante do avanço das cláusulas de barreira.

*INFO: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS
spot_img

Mais lidas na semana

Reitor do Instituto Federal atualiza situação do projeto em Campos Novos

A manhã desta quinta-feira (22) foi marcada por um...

VAGAS ATUALIZADAS – SINE

  VAGAS EMPLOYER (ANTIGA IGUAÇU) ENTREVISTA NO SINE DE...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AUTISMO DA SERRA CATARINENSE

Mais de 2 mil pessoas já garantiram presença no...

Realizada Audiência Pública sobre Programa Estadual de Castração Animal

Aconteceu na noite de ontem em Campos Novos a...

Santa Catarina conclui maior simulado de desastres da história do país e anuncia nova edição para 2026

Estado mobilizou aproximadamente 260 mil pessoas em 256 municípios...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
13.7 ° C
13.7 °
13.7 °
98 %
1.8kmh
100 %
sex
16 °
sáb
16 °
dom
22 °
seg
22 °
ter
14 °

Categorias Populares