Otohematoma em cães

Otohematoma é uma afecção comum na rotina de Clínicas Veterinária, consiste na formação de uma coleção de sangue entre a cartilagem auricular e a pele, decorrente de contusão de segundo grau, principalmente na face interna do pavilhão auricular.

O aparecimento do otohematoma na maioria das vezes está relacionado a traumas decorrentes de prurido e agitação da cabeça em cães acometidos por otite.Durante o ato de coçar ocorre fratura cartilaginosa com consequente rompimento de veias e artérias auriculares.

Outras causas também podem estar relacionadas com o surgimento do otohematoma como, por exemplo, algumas síndromes sistêmicas, sarnas auriculares e traumas provenientes de brigas entre cães.

Se o animal apresentar otohematoma como consequência de otite externa é recomendado procurar atendimento veterinário para coleta de material e encaminhamento de exames citológicos e antibiograma para identificação do agente etiológico e assim tratar a otite externa.

Diferentes procedimentos podem ser realizados como tratamento do otohematoma. Em um primeiro momento é utilizado método de drenagem do conteúdo, porém deve-se levar em conta a fase em que a afecção se encontra e associá-la ao tratamento da otite se essa for o agente causador.

A técnica de drenagem com agulha hipodérmica é uma abordagem muito realizada e pouco invasiva, sendo recomendada somente em casos agudos, onde pode-se obter resultados estéticos satisfatórios, mas com uma alta taxa de recidiva e grande risco de infecção secundária, via orifício de drenagem.

Dentre os procedimentos utilizados, o cirúrgico é o rotineiramente mais realizado, utilizando a técnica de incisão em “s” e a colocação de drenos (suturas captonadas) demonstraram ótimos resultados e baixas taxas de recidiva, sendo os métodos terapêuticos mais recomendado.

Como alternativa aos procedimentos cirúrgicos é feito aplicação de corticosteróides, o resultado deste método é considerado satisfatório quando comparado aos métodos cirúrgicos.

Para prevenção do otohematoma é importante que qualquer alteração na coloração ou odor do cerúmen seja observada, bem como a sensação de dor na realização da limpeza do ouvido. Outros sinais de otite são observados como intolerância a mexer na cabeça, coceira do local e sacudir cabeça. Ao observar algum desses sinais é imprescindível procurar atendimento veterinário.

Por: Vanessa Barcarolo
Vida com Patas Clínica Veterinária
CONTATO: (49) 99938.1246/9805.6649/98433.1541

*Coluna ‘Cuidados com Pets’, publicada no Jornal O Celeiro, 1874 de 17 de abril de 2025.

spot_img

Mais lidas na semana

Reitor do Instituto Federal atualiza situação do projeto em Campos Novos

A manhã desta quinta-feira (22) foi marcada por um...

VAGAS ATUALIZADAS – SINE

  VAGAS EMPLOYER (ANTIGA IGUAÇU) ENTREVISTA NO SINE DE...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AUTISMO DA SERRA CATARINENSE

Mais de 2 mil pessoas já garantiram presença no...

Realizada Audiência Pública sobre Programa Estadual de Castração Animal

Aconteceu na noite de ontem em Campos Novos a...

Santa Catarina conclui maior simulado de desastres da história do país e anuncia nova edição para 2026

Estado mobilizou aproximadamente 260 mil pessoas em 256 municípios...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
14.7 ° C
14.7 °
14.7 °
98 %
1.6kmh
100 %
qui
14 °
sex
16 °
sáb
16 °
dom
22 °
seg
22 °

Categorias Populares