Com a fusão entre o PSDB e o Podemos em nível nacional, surge à expectativa da formação de um novo partido com maior estrutura e força para disputar as eleições de 2026 em Santa Catarina. A proposta, que será discutida em reunião marcada para a próxima terça-feira (29), em Brasília, já conta com o apoio de lideranças expressivas, como o deputado estadual Marcos Vieira, atual presidente do PSDB no estado.
Vieira já declarou publicamente sua disposição para disputar o governo de Santa Catarina. Com cinco mandatos na Assembleia Legislativa e agem pela Secretaria de Estado, o parlamentar acredita estar preparado para o desafio. Segundo ele, sua trajetória política sempre esteve alinhada à defesa dos interesses da população catarinense, especialmente daqueles que trabalham, produzem e pagam impostos.
“Conheço a realidade dos 295 municípios do nosso estado. Sei quais são as demandas e como enfrentá-las, especialmente em um momento em que o caixa do Estado está abastecido, com cerca de R$ 10 bilhões disponíveis”, afirmou o deputado durante entrevista.
A expectativa dos dirigentes partidários é que a nova legenda consiga montar chapas completas para as disputas proporcionais, tanto na esfera estadual quanto na federal, além de apresentar nomes competitivos para a disputa majoritária. Com a possível candidatura de Marcos Vieira ao governo, o novo partido deve entrar na corrida eleitoral com um nome de peso e forte articulação regional.
O anúncio oficial da fusão e os próximos os do novo grupo político devem ser definidos na reunião em Brasília, que contará com a presença de lideranças nacionais e estaduais das duas siglas.