Deputados aprovam projetos que impactam carreiras da Segurança e da Saúde

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, proposições de autoria do Poder Executivo, que tratam dos servidores públicos estaduais da Saúde, da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. As matérias seguem para sanção do governador do Estado.

Hora-plantão

Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 20/2025, que trata da incorporação da gratificação chamada “hora-plantão”, paga aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para fins de aposentadoria. A proposta foi aprovada com emenda substitutiva global apresentada pela deputada Luciane Carminatti (PT), em consenso com o governo. “A emenda garante aos servidores que, quando se aposentarem, não vão mais perder de 50 a 70 porcento de sua remuneração, pois eles não levam a hora-plantão para a aposentadoria”, explicou a parlamentar.

O líder do Governo, deputado Ivan Naatz (PL), destacou o trabalho conjunto do governo e da Alesc pela aprovação do projeto com a emenda. “Isso mostra a sensibilidade do governo em dialogar na busca de mecanismos adequados para dar o melhor para o servidor”, disse.

Grau acima

Também por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) 2/2025, que possibilita a policiais e bombeiros militares a adesão ao Regime Remuneratório Especial dos Militares Estaduais, instituído pela Lei Complementar 765/2020. Esta lei adequou o sistema remuneratório de PMs e bombeiros à legislação federal a acabou com o instituto jurídico denominado “Grau Acima”.

Conforme a exposição de motivos enviada pelo Executivo no PLC, a iniciativa pretende corrigir “distorção remuneratória” existente entre parcela dos servidores, ao permitir que todos se vinculem a um regime remuneratório considerado “mais benéfico”.

Polícia Civil

O PL 49/2025, aprovado também por unanimidade, promove alterações na estrutura da Polícia Civil do estado. Além de trocas de nomenclatura, a proposta prevê a criação da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes), em substituição à Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes); a criação da Gerência de Gestão de Contratos; a criação da Gerência de Material Bélico, vinculada à Acadepol; a criação das coordenadorias de DPCAMI e de Operações com Cães; a criação da Gerência de Cyberinteligência, vinculada à DINT; e a criação da Diretoria de Polícia do Sul; bem como a previsão de vagas de assistentes técnicos vinculados à diversas estruturas ligadas à corporação, como ASJUR, DIAF, ACADEPOL, DIPES, CORPC e DPGF.

A proposta foi aprovada com emenda aditiva para incluir no texto a previsão do cargo de secretário executivo adjunto da Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca.

*INFO: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS
spot_img

Mais lidas na semana

Reitor do Instituto Federal atualiza situação do projeto em Campos Novos

A manhã desta quinta-feira (22) foi marcada por um...

VAGAS ATUALIZADAS – SINE

  VAGAS EMPLOYER (ANTIGA IGUAÇU) ENTREVISTA NO SINE DE...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AUTISMO DA SERRA CATARINENSE

Mais de 2 mil pessoas já garantiram presença no...

Realizada Audiência Pública sobre Programa Estadual de Castração Animal

Aconteceu na noite de ontem em Campos Novos a...

Santa Catarina conclui maior simulado de desastres da história do país e anuncia nova edição para 2026

Estado mobilizou aproximadamente 260 mil pessoas em 256 municípios...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
15.9 ° C
15.9 °
15.9 °
96 %
1.7kmh
100 %
qui
16 °
sex
17 °
sáb
15 °
dom
23 °
seg
24 °

Categorias Populares