Participaram especialistas renomados na área da educação inclusiva, como Michelli Sabatini e Fernando Calil, de Minas Gerais, que compartilham suas experiências e conhecimentos com o público presente. Também foi abordado o “Abril Azul”, a campanha de conscientização sobre o autismo.

— O evento reafirma o compromisso da Universidade com temas fundamentais para a sociedade, como a educação inclusiva. A presença de especialistas de renome e o envolvimento de estudantes, professores e profissionais da rede municipal contribuíram para um diálogo necessário e transformador. Acreditamos que ações como essa fortalecem a formação acadêmica, promovem a integração com a comunidade e impulsionam práticas que valorizam a diversidade e o respeito às diferenças — destaca a coordenadora istrativa da Unoesc Campos Novos, professora Juliane Brogliato.
Para o coordenador do curso de Pedagogia da Unoesc Campos Novos, professor Edson Douglas Pereira Casagrande, a participação de profissionais experientes enriqueceu o diálogo e proporcionou uma compreensão mais aprofundada dos desafios e das estratégias eficazes para a promoção de uma educação inclusiva de qualidade.
— Para os estudantes do curso de Pedagogia, a participação no seminário representou uma oportunidade valiosa de formação complementar, permitindo a aproximação entre teoria e prática e fortalecendo o compromisso com uma educação mais equitativa e ível para todos — ressalta o professor Edson.
O evento também contou com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Para a secretária Elenice Fornara, o seminário viabilizou o debate de temas relevantes, como transtornos de aprendizagem, avaliação e intervenção, que refletiram em aprendizado e troca de ideias.
— Enquanto Secretaria de Educação, acreditamos que capacitar os profissionais da educação especial é fundamental para promover a inclusão escolar e garantir que todos tenham o a essa educação, independente das suas deficiências e das suas limitações — enaltece a secretária Elenice.