Todo apoio à agricultura

Complexidade parece ser o termo que melhor define os novos tempos. Avanços da ciência e da tecnologia provocam mudanças e transformações em todas as áreas da atividade humana e em todos os setores da economia. No plano interno, algumas mudanças são revolucionárias, distópicas e disruptivas.

No plano externo, intermináveis conflitos bélicos rompem importantes cadeias de suprimento, tumultuam o comércio internacional e colocam o planeta em alerta, ao mesmo tempo em que uma crise climática e ambiental assola todos os continentes.

A agricultura catarinense – expressão do setor primário da economia – sofre essas influências em toda a sua plenitude, pois é área sensível e de intensa aplicação da tecnologia. Aqui, o conhecimento científico e sua racional utilização pelos empresários rurais, produtores e empreendedores do campo resultam em elevação da produção, da produtividade e da proteção dos recursos naturais.

Nesse contexto, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) atuam de modo contínuo, intenso e articulado para a permanente qualificação técnica e profissional do imenso capital humano formado pelo produtores rurais e suas famílias, trabalhadores e empresários para o enfrentamento dos novos desafios.

Ao mesmo tempo, promove a defesa técnica, política e institucional para que receba as melhores políticas públicas e a melhor atenção de todas as esferas da istração Pública, visto que o sucesso do setor está diretamente ligado à paz social proporcionada pelo oferta de alimentos fartos e íveis e ao crescimento econômico, pois a regularidade do abastecimento mantém a inflação sob controle e afasta o espectro da fome.

Produzir de modo eficiente e sustentável para a perenização das cadeias produtivas de grãos, lácteos, carnes, pescados, frutas etc. constitui-se em aporte para que as futuras gerações tenham tranquilidade para evoluir.

Todo o apoio à agricultura e ao agronegócio é necessário porque, ao mesmo tempo em que é essencial, é vulnerável a múltiplos fatores incontroláveis e imprevisíveis como clima, mercado, pragas, epizootias e zoonoses, crises políticas e conflitos internacionais.

Enfim, o sucesso da agricultura é o sucesso do País.

POR: José Zeferino Pedrozo

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).

spot_img

Mais lidas na semana

VAGAS ATUALIZADAS – SINE

  VAGAS EMPLOYER (ANTIGA IGUAÇU) ENTREVISTA NO SINE DE...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AUTISMO DA SERRA CATARINENSE

Mais de 2 mil pessoas já garantiram presença no...

Realizada Audiência Pública sobre Programa Estadual de Castração Animal

Aconteceu na noite de ontem em Campos Novos a...

Santa Catarina conclui maior simulado de desastres da história do país e anuncia nova edição para 2026

Estado mobilizou aproximadamente 260 mil pessoas em 256 municípios...

Instalação de Lombadas e possibilidade de Eletrônicas é discutida na Câmara

Aconteceu na noite de ontem, mais uma Sessão Ordinária...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
16.3 ° C
16.3 °
16.3 °
93 %
0.6kmh
100 %
qui
17 °
sex
17 °
sáb
15 °
dom
23 °
seg
24 °

Categorias Populares