Documentário “Circuito das Águas, das Tropas e do Mate“, com pré-lançamento marcado para o dia 14 de novembro. A obra retrata a história de ciclos, em períodos distintos, que originaram o município de Barracão.
O documentário destaca o o do Pontão e o Marco Zero do Rio Uruguai, locais onde boa parte dessa história acontece a partir de 1700 através da ocupação agrária. O documentário promete trazer uma nova perspectiva, principalmente aos jovens, sobre esse momento crucial na história de Barracão.
O conteúdo, de 34 minutos, conta com depoimentos de historiadores que proporcionarão uma visão mais íntima sobre a experiência dos tropeiros durante os anos 1700 e 1900. O documentário também incluirá depoimentos de testemunhas oculares da parte da história, próximo de 1950, já no final do ciclo do tropeirismo, que compartilharão suas memórias e emoções ligadas a esse período. A obra foi gravada em parceria com a Fyto Filmes e contém imagens reais e ilustrativas, além de animações, garantindo uma experiência audiovisual de alta qualidade.
A produção do Instituto Humaniza e Governo Municipal de Barracão promete não apenas ligar os fatos históricos, mas também educar os espectadores sobre a influência do ciclo do tropeirismo, do o do Pontão e do Marco Geográfico Zero do Rio Uruguai na origem de Barracão.
O Pré-lançamento está marcado para o dia 14 de novembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Barracão RS e será aberto para toda a comunidade. Após a exibição do documentário, os empreendedores de Barracão terão a oportunidade de assistir uma palestra sobre Marketing Digital com Marcus Tonin.
O lançamento oficial através de plataformas de streaming gratuitas, inclusive no Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Barracão, acontece no dia 15 de novembro.
*INFO: Instituto Humaniza