Alopecia X é uma dermatopatia, que ocorre com maior frequência em raças nórdicas, especialmente em cães da raça Spitz Alemão. A sua patogenia ainda não foi esclarecida, atualmente acredita -se que seja uma doença hereditária. A alopecia é a queda de pelos em regiões que deveriam ser cobertas, normalmente a queda de pelos é bilateral, simétrica, e sem prurido associado, atingindo geralmente o tronco e as partes posterior das coxas.
Além desses achados clínicos, o animal acometido apresenta pelagem sem brilho que se desprende com facilidade da pele, e a mesma pode apresentar-se escurecida. Os cães machos são afetados com muito mais frequência do que as fêmeas, o que levou a especulações de que um desequilíbrio hormonal pode estar envolvido nesta doença. No entanto, até agora a causa da alopecia X permanece desconhecida.
A perda de pelos geralmente se apresenta sem outros sintomas em um cão saudável, sem qualquer alteração sistêmica, porem como padrão de lesão da doença é similar ao apresentado em animais portadores de doenças endócrinas.
O diagnóstico da causa da queda de pelo ou alopecia será um processo de eliminação, pois não há nenhum teste específico conhecido neste momento para confirmar um diagnóstico de alopecia X. O veterinário precisará de um histórico completo do cão, além de um exame físico e exames de sangue. Deve -se sempre investigar e excluir as endocrinopatias que causam alterações dermatológicas como Hipotireoidismo, Hiperadrenocorticismo e distúrbios gonodais.
Existe várias opções de tratamento:
- Em alguns caoses a alopecia é responsiva à castração, provavelmente exigirá um período de tempo para permitir que o pelo cresça novamente após a castração de machos ou fêmeas.
- Melatonina oral (sem receita) – não comece por conta própria, a menos que aconselhado pelo seu veterinário
- istração de trilostano oral.
- Existem terapias que podem de algum modo estimular o crescimento dos pelos, mas o resultado é sempre imprevisível e depende da resposta individual, podendo não responder a qualquer das alternativas tentadas. Dentre as opções terapêuticas pode- se utilizar destes princípios ativos que estimulem o crescimento dos pelos, xampus e vitaminas via oral.
- O microagulhamento é uma técnica que constitui em um estimulo físico realizado através de uma caneta dérmica diretamente na pele do animal. Esta técnica inovadora mostrou-se eficiente no tratamento da alopecia x, com índices de repilação que pode chegar até 90 %.
Esses tratamentos podem não ser necessariamente uma cura para todos os cães com alopecia X. Eles podem permitir que o ciclo do pelo comece novamente, mas pode ocorrer recidivas, e isso pode acontecer rapidamente, um mês depois do novo ciclo ou até 3 a 5 anos depois.
Nos cães que não volta a crescer os pelos são necessárias tomar algumas precauções extras, quando o mesmo está fora de casa, como uso de camisetas e suéteres e uso de protetor solar para proteger as regiões com queda de pelos, pois a pele fica mais exposta a luz solar.
Por: Vanessa Barcarolo
Vida com Patas Clínica Veterinária
CONTATO: (49) 99938.1246 . 9805.6649, 98433.1541
*Coluna ‘Cuidado com Pet’s’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1848 de 26 de setembro.