Giardíase

Hoje iremos falar sobre Giardíase, que é uma das principais parasitoses do trato gastrointestinal na rotina da clínica de pequenos animais. Essa enfermidade pode afetar cães e gatos, principalmente filhote e até mesmo os humanos, sendo principal sintoma a diarreia.

Essa doença é causada por um protozoário (Giárdia spp), que causa infecção no intestino. A transmissão da Giárdia ocorre facilmente através da ingestão dos cistos do protozoário, que são altamente resistentes, podendo ser através de água e alimentos contaminados.
Os principais sinais clínicos observados são: diarreia (sanguinolenta e com muco) ou fezes com odor fétido, vomito, anorexia, distensão abdominal, perda de peso, desidratação… Se seu pet apresentar qualquer sinal clinico semelhante procure atendimento médico veterinário, para realizar exames e indicar tratamento adequado, visto que esses sinais clínicos são semelhantes a outas patologias do trato gastrointestinal.

O diagnóstico pode ser feito por exame coproparasitológico pela técnica de flutuação com amostra de fezes frescas. Como a eliminação pode ou não ocorrer todas as vezes que o animal defecar, recomenda-se a coleta de três amostras diferentes, podendo ser coletado durante 3 dias consecutivos ou intercalados. O método ELISA também é considerado eficaz para diagnostico de giardíase.

O tratamento da giardíase, é realizado com uso de anti-helmíntico (fembendazole), e tratamento de e para amenizar os sinais clínicos, como fluidoterapia, uso de anti-eméticos e analgésicos. O ambiente, comedores, bebedores, caixa de areia, cobertas do pet devem ser higienizados com água, sabão e desinfetantes à base de amônia quaternária, deixando agir no ambiente por 30 minutos.

O pet também deve tomar banho com shampoo neutro e deve-se higienizar com frequência a região perineal, para evirar recontaminação.

Os seres humanos que tiverem contato com animal ou realizar a limpeza do ambiente que o pet vive, devem higienizar suas mãos para evitar uma possível infecção.

Outa medida importante é fornecer água filtrada e fresca para seu pet, além de lavar comedouros e bebedouros diariamente. Manter o ambiente onde ele vive limpo também é essencial para o bem estar do seu pet.

Por: Vanessa Barcarolo
Vida com Patas – Clínica Veterinária
Av. Sagrado Coração de Maria,N°315
CONTATO: (49) 99938.1246
9805.6649 – 98433.1541

*Coluna ‘Cuidados com Pets’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1835 de 27 de junho de 2024.

spot_img

Mais lidas na semana

Reitor do Instituto Federal atualiza situação do projeto em Campos Novos

A manhã desta quinta-feira (22) foi marcada por um...

VAGAS ATUALIZADAS – SINE

  VAGAS EMPLOYER (ANTIGA IGUAÇU) ENTREVISTA NO SINE DE...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AUTISMO DA SERRA CATARINENSE

Mais de 2 mil pessoas já garantiram presença no...

Realizada Audiência Pública sobre Programa Estadual de Castração Animal

Aconteceu na noite de ontem em Campos Novos a...

Santa Catarina conclui maior simulado de desastres da história do país e anuncia nova edição para 2026

Estado mobilizou aproximadamente 260 mil pessoas em 256 municípios...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
15.9 ° C
15.9 °
15.9 °
96 %
1.7kmh
100 %
qui
16 °
sex
17 °
sáb
15 °
dom
23 °
seg
24 °

Categorias Populares