8 de março: Dia Internacional da Mulher e a busca diária por direitos e respeito

A data foi estabelecida em 1910, durante a Conferência Internacional de Mulheres, em homenagem às operárias de uma fábrica, em Nova York, nos Estados Unidos, as quais foram mortas no local de trabalho, em 1857. O motivo do massacre já naquela época, era pela busca de igualdade e direitos e foram brutalmente reprimidas e mortas.

De fato, não podemos comemorar e lembrar apenas em 8 de março o Dia da Mulher. A reflexão que deve permanecer todos os dias é a de que as mulheres devem ser ouvidas, valorizadas e principalmente respeitadas como cidadãs, com igualdade de direitos, onde ela desejar estar, seja em casa, no trabalho ou nas ruas.

Pois ser mulher na sociedade em que vivemos não é uma tarefa das mais simples. Seu valor é constantemente questionado frente a uma cultura que, teve pouquíssimos avanços e permanece ainda predominantemente masculina.

No âmbito profissional, muitas mulheres alcançam lugares altos devido a sua luta, garra e inteligência e de uma forma totalmente injusta não recebem a remuneração condizente com o cargo que ocupam, e para se comprovar ainda mais a injustiça e a violação de direitos, homens que ocupam a mesma função, desempenham a mesma atividade, recebem salários mais altos,

Apesar dos avanços registrados, ainda há muitos problemas para serem resolvidos. Um deles, o mais preocupante, são os casos de violência dentro e fora de casa contra as mulheres. São muitos os relatos dolorosos que vemos e lemos diariamente.

A Lei Maria da Penha foi criada através de muita luta para punir os agressores, mas muitas vezes na realidade ela não é aplicada. É preciso dar um basta urgente na violência contra as mulheres.

Além de que infelizmente, na maioria das famílias, ainda é papel da mulher e somente dela, exclusivamente a criação dos filhos e os cuidados com a casa os quais são muitos, infinitos e exaustivo. Toda essa sobrecarga de tarefas e obrigações afetam diretamente a saúde mental e emocional. É que os homens evoluam e sejam companheiros de verdade das mulheres, que dividam as tarefas da casa com elas. Pois mesmo parecendo ser algo óbvio, mas é extremamente importante destacar, NÃO EXISTE, distinção de tarefas de homens, ou “coisa de mulher”. Homens e mulheres são livres para fazer o que gostam e também o que é necessário fazer, sem julgamentos.

Por isso a luta pela igualdade de gênero não deve ser deixada apenas para as mulheres. É importante que homens e mulheres se unam para combater a discriminação e a desigualdade em todas as suas formas. Devemos trabalhar juntos para criar um mundo onde as mulheres sejam valorizadas e respeitadas como iguais em todos os aspectos da vida.

Juntos, podemos fazer a diferença na luta pela igualdade de gênero. Trabalhando para garantir que as mulheres em todo o mundo tenham as mesmas oportunidades e direitos que os homens. Vamos continuar a lutar, dia após dia, até que todas as mulheres possam viver em um mundo onde não haja lugar para a discriminação e a desigualdade, sejam respeitas e valorizadas como merecem.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Por: Lilian de Lima Ferreira, Jornalista

*Editorial, publicado no Jornal O Celeiro, Edição 1819 de 07 de março de 2024.

spot_img

Mais lidas na semana

Reitor do Instituto Federal atualiza situação do projeto em Campos Novos

A manhã desta quinta-feira (22) foi marcada por um...

VAGAS ATUALIZADAS – SINE

  VAGAS EMPLOYER (ANTIGA IGUAÇU) ENTREVISTA NO SINE DE...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AUTISMO DA SERRA CATARINENSE

Mais de 2 mil pessoas já garantiram presença no...

Realizada Audiência Pública sobre Programa Estadual de Castração Animal

Aconteceu na noite de ontem em Campos Novos a...

Santa Catarina conclui maior simulado de desastres da história do país e anuncia nova edição para 2026

Estado mobilizou aproximadamente 260 mil pessoas em 256 municípios...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
12.8 ° C
12.8 °
12.8 °
96 %
1.9kmh
97 %
sex
16 °
sáb
21 °
dom
23 °
seg
24 °
ter
14 °

Categorias Populares