Primeiro encontro teve como tema: “Cuidar do outro enquanto cuida de si”
O Instituto Humaniza, em parceria com a Enercan, realizou na última sexta-feira (5) a aula inaugural do Curso de Cuidador do Idoso 2019, abordando o tema “Cuidar de si enquanto cuida do outro”. O evento, que contou com cerca de 40 alunos, tem o apoio da istração Municipal e do Conselho Municipal do Idoso. O curso tem uma grande importância para o município haja vista que aqui se encontra um número elevado de idosos. Na ocasião compareceram o prefeito Silvio Alexandre Zancanaro, o vice-prefeito, Gilmar Marco Pereira, e o presidente da Câmara de Vereadores, Darcy Rodrigo Pereira.

A instrutora do curso, Magna Barpi, falou sobre a importância do tema no qual destaca a importância de o cuidador cuidar de si mesmo para que esteja capaz de cuidar do idoso. “Focamos na questão do cuidado da mente humana. O cuidador do idoso está o tempo todo cuidando do idoso, e esquece de si. O cuidador também precisa cuidar da sua saúde mental para estar bem e capacitado para cuidar do outro”, afirmou Magna.
O presidente do Instituto Humaniza, Denner Souza, relatou que este projeto, que está em sua segunda edição, já está sendo idealizada há algum tempo e agora estava sendo efetivado junto aos alunos. O curso de 64 horas, com previsão de término no final de setembro, acontecerá quinzenalmente e conta com certificado de capacitação. “A primeira edição do curso foi em 2018 e foi um sucesso em função da demanda populacional de idosos. Agora viabilizamos essa segunda turma. Que esse curso traga benefícios a sociedade idoso camponovense através da oferta de mão de obra mais qualificada para atender o idoso da região”, afirmou.
*Reportagem publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1586 de 11 de Julho de 2019.