As eleições municipais de 2016 começam a ganhar as ruas. Candidatos pré-definidos já trabalham no planejamento de campanha e alguns inclusive já estão investindo no corpo a corpo.
O momento é de definir estratégias e conquistar o voto do eleitor. As agremiações partidárias, por sua vez, estão concentradas nas tratativas para as composições visando a vitória nas urnas.
Embora o sistema esteja desacreditado e sem credibilidade devido às notícias diárias de corrupção envolvendo políticos em todo o país, as eleições municipais são o meio mais eficaz de valorização do município, de pensar no desenvolvimento local, onde as pessoas vivem e onde as coisas realmente acontecem.
É preciso que o cidadão exerça seu poder de escolha de forma consciente, que avalie propostas que sejam viáveis para o seu município, que vislumbrem o bem estar coletivo e melhorem a qualidade de vida de toda a população. Há de se ter cuidado com as imagens fabricadas, idealizadas somente para o momento de campanha política.
Por isso é importante conhecer o candidato a quem vai confiar o seu voto, tanto a vereador, quanto a prefeito. São eles que vão guiar os destinos do município e tomar as decisões de como e onde o dinheiro público será aplicado.
Embora os municípios dependam das políticas sociais e econômicas das esferas do Estado e União, é nas cidades que a vida da população brasileira se movimenta. É por isso que as eleições municipais são tão importantes. Porque é nelas que começa a se consolidar a cidadania.
É no município que temos a base da vida pública e política e o que se vê hoje no Brasil é um grande o clamor popular por mais ética e moral na classe política. Neste contexto, as eleições municipais são sem dúvida, uma ferramenta importante para que esta tão desejada mudança aconteça.
Temos como eleitores, a oportunidade de começar pela nossa comunidade o aperfeiçoamento da democracia, para fortalecermos nosso município. Momento de eleição municipal é o momento de nos questionarmos se estamos realmente satisfeitos com o que vem sendo feito em nossa cidade. Se consideramos boa a prestação dos serviços públicos. É importante refletir sobre todos os aspectos que envolvem o serviço público, se as demandas estão sendo atendidas, sempre numa perspectiva de coletividade. Informe-se sobre a vida do seu possível candidato e analise seu perfil político e comunitário.
Por: Antônia Claudete Martins
Editora Chefe do Jornal O Celeiro