2015 vai se despedindo e as viagens de férias se intensificam. Algumas planejadas e outras decididas de última hora. As recomendações são várias: revisão do carro, evitar horários de grande movimento nas rodovias, evitar a combinação álcool e volante, não trafegar em velocidade acima do permitido, ter cuidado nas ultraagens e tantas outras. Recomendações prudentes e que devem ser levadas a sério.
Mas viajar é mais que isso. É dar uma sacudida na rotina, no comodismo que nos cega, renovar as energias, desligar dos problemas e dar uma chance para o novo. Aos apaixonados por viajar, é sempre uma oportunidade de perceber o mundo de outras formas, experimentar sabores, texturas e conhecer lugares que você até então só tinha na imaginação.
Olhar as paisagens da janela, conhecer novas culturas, novas línguas, outras pessoas e novas formas de comunicação. Conhecer as belezas do mundo e descobrir realidades encobertas.
Viajar também serve para estreitar os laços de afeto com seus familiares e amigos, desfrutando das suas companhias sem os compromissos do dia a dia, o estresse da correria com horários, escola e trabalho. Desfrutar da companhia dos nossos afetos sem pressa e sem pressão.
Vai para o mesmo lugar? Não tem importância. O que importa é a forma como você encara este momento. O lugar pode ser o mesmo, mas as experiências nunca serão iguais. Para isso basta que esteja de coração aberto e desarmado.
Saia da bolha, permita-se sentir, e a limpo os rancores e comece um outro capítulo desse livro que chamamos de vida. Celebre o novo, mas não deixe de valorizar o velho.
Não vai viajar? Mesmo assim, aproveite suas férias. Aperte o botão de pause e dê um novo sabor aos seus dias, de forma que ao retornar à “rotina”, já não seja tão rotineira assim.
Boas férias.
Por Antonia Claudete Martins.
Editora Chefe do Jornal O Celeiro