O espaço do livro em tempos virtuais

Apesar da grande oferta de informações por meio virtual, na avaliação de especialistas, quem tem o hábito da leitura não abdica da aquisição de livros. Por ocasião do lançamento do livro “Camponovenses Volume II”, dos escritores Kifas e Lôise, que aconteceu na última sexta-feira (reportagem das páginas 8 e 9), considerei válida uma pequena reflexão sobre o tema.

Não criticando as novas ferramentas de pesquisa e leitura online que estão à disposição e são extremamente úteis, fato é que a juventude brasileira está se tornando muito rapidamente numa geração sem livros, algumas pessoas sem leitura e outras sem saber interpretar o que leem. O distanciamento da maioria das crianças, jovens e adolescentes da leitura, tem sido alvo de preocupação e alerta de educadores. Mesmo assim, na avaliação de especialistas, quem tem o hábito da leitura não abdica da aquisição de livros. Boa notícia, sem dúvida.

A preocupação com a leitura virtual é a sua banalização nas redes sociais, apontam eles. Uma leitura superficial não agrega em conteúdo e o resultado é um nível de conhecimento baixo e a escrita com tantas novas formas de linguagem, acaba prejudicada.

É fato também que o hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo tanto pela família quanto na escola. O despertar da criança para o mundo da leitura pode ser tão cativante e prazeroso quanto às demais descobertas e atividades desenvolvidas por elas. Neste aspecto pode-se agregar também ferramentas online, além do velho e bom livro, estabelecendo o gosto e incentivando a leitura com um hábito na vida dos pequenos.

Então que a leitura não seja apresentada como uma atividade penosa, apenas uma obrigação ou um compromisso didático. Portanto, é papel fundamental da escola e da biblioteca cativar estes leitores levando-os a descobrir o significado da leitura.

Quanto mais cedo se inicia o processo de aprendizagem de leitura, mais chances terá o futuro cidadão de nunca abandonar o hábito de ler. A criança que sempre tiver ao seu alcance um livro e souber lê-lo proveitosamente, com certeza levará este hábito para a vida toda.

Por Antonia Claudete Martins – Editora Chefe do Jornal O Celeiro

spot_img

Mais lidas na semana

Reitor do Instituto Federal atualiza situação do projeto em Campos Novos

A manhã desta quinta-feira (22) foi marcada por um...

VAGAS ATUALIZADAS – SINE

  VAGAS EMPLOYER (ANTIGA IGUAÇU) ENTREVISTA NO SINE DE...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AUTISMO DA SERRA CATARINENSE

Mais de 2 mil pessoas já garantiram presença no...

Realizada Audiência Pública sobre Programa Estadual de Castração Animal

Aconteceu na noite de ontem em Campos Novos a...

Santa Catarina conclui maior simulado de desastres da história do país e anuncia nova edição para 2026

Estado mobilizou aproximadamente 260 mil pessoas em 256 municípios...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
12.4 ° C
12.4 °
12.4 °
95 %
1.7kmh
98 %
sex
16 °
sáb
21 °
dom
23 °
seg
24 °
ter
17 °

Categorias Populares